quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Hoje ponho a colecção a falar - VIII - Um selo do estado ficcional do Sultanado de Occussi-Ambeno


O Sultanato de Occusi-Ambeno (Kesultanan Okusi-Ambeno) é um sultanato ficcional e micro-nação artística criada em 1968 pelo artista e anarquista neozelandês Bruce Grenville. Ficticiamente foi localizado no município realmente existente de Occusi Ambeno, pertencente a Timor Leste (um enclave em Timor Oeste). Parte de uma história inventada sobre um Estado formado por tribos unidas contra os portugueses. Nos anos 70 e 80 quando Timor foi  ocupado à força pelo governo indonésio, Grenville começou a  imprimir selos, papel timbrado e outros materiais, o que gerava receita por correspondência. Até estabeleceu relações diplomáticas com alguns pequenos estados, incluindo Mónaco, Liechtenstein e a República de Minerva (outro estado ficcional).

As intenções de Grenville eram artísticas e políticas  defendendo o pacifismo,  os direitos civis, o desarmamento dos Estados, o fim da ocupação militar, a cessação dos testes nucleares e em grande parte parodiando e ridicularizando os governos  do mundo.
O Sultanato de Okusi-Ambeno era governado por Sua Majestade Sekrup Semesta Alam Sri Sultan Gare, que não era outro senão o próprio Grenville, com a sua própria companhia aérea, formada exclusivamente por zepelins ecológicos e uma economia  baseada na exportação de poesia, selos e cogumelos alucinogénios e um imposto sobre dança típica local.

No início de 1970, o "sultão" Grenville começou a enviar catálogos de selos Occusi-Ambeno para revistas filatélicas europeus e americanas assim se iniciando a  venda de selos "occusiambesianos" .

Outras nações imaginárias apareceram entretanto, como o Reino de Sedang, o Canato de Bokhara, o Sultanato de Yafa, a República Livre da Vinlândia (ex-colônia de Ocussi Ambeno no Atlântico Norte), a República Popular Democrática da Terra de Kemp, a República de Liegerland (formada depois da invasão das colônias de Ocussi Ambeno no Atlântico Norte por Tyr, e portanto irmã da república de Vinland), Tui-Tui ou a República de Port-María, algumas dela criadas por Grenville. Em comum, a produção de selos falsos, mas bem acolhidos por colecionadores.

(texto adaptado de sites da Internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário